Negócios
Publicado em 09/05/2025, às 14h18 Redação
A partir da próxima terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá começar a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos aplicados em seus benefícios nos últimos anos. A iniciativa busca identificar possíveis fraudes em cobranças não autorizadas, especialmente por associações.
Atenção:
A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. O órgão alerta que não haverá contatos por telefone ou mensagem SMS, e qualquer dúvida deverá ser esclarecida por meio da central de atendimento 135. Os beneficiários precisarão informar, por meio do app, se autorizaram ou não as cobranças realizadas.
Na quarta-feira (14), será possível verificar os detalhes dos descontos (como o nome da associação responsável e os valores subtraídos) pelo aplicativo Meu INSS e pela central 135.
Leia também:
Governo enfrenta impasse para ressarcir aposentados vítimas de fraudes no INSS; entenda o caso
Ressarcimento de descontos indevidos pelo INSS não será feito via pix, diz presidente
CGU alertou em 2024, mas INSS ignorou: entenda a fraude que abalou a Previdência
Caso a cobrança não tenha sido autorizada, o beneficiário poderá indicar isso diretamente no sistema, sem a necessidade de apresentar documentos ou comprovantes. Não há prazo para a manifestação, e quem confirmar que foi vítima de desconto irregular terá direito ao ressarcimento dos valores.
O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente e pode ser baixado tanto em sistemas Android quanto em iOS. Ao instalá-lo, o usuário deve aceitar os termos de uso e acessar com CPF e senha da conta gov.br. Caso ainda não tenha cadastro, é possível criá-lo gratuitamente pelo próprio app ou site oficial.
Após o login, o segurado terá acesso ao histórico de seus benefícios, poderá consultar valores descontados e realizar diversos outros serviços, sem a necessidade de ir a uma agência.
Classificação Indicativa: Livre