Negócios
Nessa quinta-feira, 9, a BYD deu mais um passo importante no Brasil com a inauguração de sua fábrica em Camaçari, na Bahia. O investimento promete gerar milhares de empregos e fortalecer o mercado de veículos elétricos no país, segundo o portal ND Mais.
Essa presença física no país marca uma nova fase para a marca chinesa no cenário brasileiro. "Meus agradecimentos, quero que você saiba que o povo brasileiro e o povo baiano agradecem a sua disposição” exaltou presidente Lula, que estava presente durante a cerimônia de inauguração.
A nova unidade instalada em Camaçari já monta modelos elétricos como o Dolphin e vai produzir também SUV híbrido flex. A escolha da Bahia como sede leva em conta logística, incentivos e mercado nacional favorável para veículos sustentáveis.
Com a fábrica em funcionamento a expectativa é de criação de até dez mil postos de trabalho entre diretos e indiretos. A instalação dessa planta motiva o desenvolvimento regional e movimenta setores de fornecedores e serviços locais.
A BYD não está acomeçando agora em solo verde e amarelo. A empresa já opera no país com fábricas para montagem de ônibus elétricos e produção de baterias, como em Campinas e no Polo Industrial de Manaus. Essa jogada de expansão é uma estratégia de ampliar cada vez mais sua atuação no setor elétrico automotivo.
Com produção local reduz custos de importação, o que pode tornar modelos elétricos mais acessíveis no Brasil. A presença industrial também aumenta competitividade e pressão para que outras montadoras invistam em tecnologias limpas com mais frequência.
A chegada da BYD com fábrica e estrutura no Brasil representa um marco para a mobilidade elétrica no país. A combinação de geração de empregos, expansão industrial e um mercado mais competitivo indica que o cenário automotivo nacional está prestes a se transformar de maneira significativa.
Resta observar os próximos passos da marca e como consumidores e concorrentes vão reagir a essa movimentação.
Classificação Indicativa: Livre