Negócios
Publicado em 19/05/2025, às 15h00 Redação
A economia brasileira cresceu cerca de 1,6% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto trimestre do ano passado. Comparando com o mesmo período de 2024, a alta foi de 3,1%. Os dados são do Monitor do PIB e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (19)
No acumulado equivalente a um ano, a expansão estimada chega a 3,5%. De acordo com a coordenadora da pesquisa, a principal contribuição para o avanço no trimestre veio da agropecuária, com expressivo crescimento de 12,2%
A pesquisa da FGV funciona como uma prévia do desempenho oficial do Produto Interno Bruto (PIB), que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 30 de maio.
Crescimento em outros setores da economia
O setor de serviços, que tem maior peso na composição do PIB, também cresceu 1,3% e contribuiu para a recuperação econômica.
Outro ponto de destaque foi a alta de 2,8% nas exportações no início deste ano, impulsionadas por produtos agropecuários. No comportamento do consumo, o levantamento mostra que os gastos das famílias aumentaram 2,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Em valores correntes, o PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2025 pode chegar a R$ 3,393 trilhões, de acordo com dados da FGV.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre