Geral
Há alguns dias, a Agência Espacial Europeia (AEE) ou ESA, conhecida por coordenar e desenvolver a capacidade espacial da Europa, divulgou em seus canais oficiais o vídeo impressionante de um sobrevoo por Marte. O registro foi capturado pela sonda Mars Express.
De acordo com a NASA, a sonda, lançada em junho de 2003, vem explorando a atmosfera e a superfície de Marte, conhecido também como ‘Planeta Vermelho’, a partir da órbita polar.
Na época, a Mars Express também transportava um pequeno módulo de pouso chamado ‘Beagle 2’, que recebeu esse nome como uma homenagem ao navio em que o biólogo britânico Charles Darwin partiu para explorar áreas não conhecidasd da Terra no ano de 1831. No entanto, o módulo foi perdido na chegada em dezembro do mesmo ano.
Nas imagens, é possível ver um canal de escoamento em Marte, com 1.300 km de extensão, chamado ‘Shalbatana Vallis’. Ele desce em cascata de 'Xanthe Terra' até as terras baixas mais suaves da planície 'Chryse Planitia'.
Ainda na gravação, pode-se ver também uma cratera, que possui impacto de 100 km de largura, formada na superfície do Planeta Vermelho ao colidir com uma rocha espacial. Há bilhões de anos, a água jorrou pelo canal, formando assim, as características vistos nos dias de hoje.
O vídeo, disponibilizado no YouTube da organização intergovernamental, é uma animação. No entanto, foi criado a partir de dados da sonda Mars Express High Resolution Stereo Camera Mars Chart (HMC30), combinado com informações topográficas do modelo digital do terreno.
Para cada segundo da gravação do vídeo, 50 frames separados foram renderizados, seguindo um caminho de câmera predefinido na cena. Há também efeitos atmosféricos, como nuvens e neblina, que serviram para ocultar os limites do modelo de terreno.
Classificação Indicativa: Livre