Geral

Cometa 3I/Atlas se aproxima de Marte hoje (3); entenda porque ele é tão especial

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Pexels
O cometa raro foi descoberto em julho deste ano pela estação do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System  |   BNews Natal - Divulgação Imagem Ilustrativa - Reprodução/Pexels
Marina Gonçalves

por Marina Gonçalves

[email protected]

Publicado em 03/10/2025, às 16h40



Nesta sexta-feira, 03, o famoso cometa interestelar 3I/Atlas terá sua passagem mais próxima de Marte, cruzando o vizinho da Terra a 29 milhões de quilômetros de distância, a uma velocidade de 310 mil km/h.

Diferente da maioria dos cometas, que nascem no próprio sistema solar, o 3I/Atlas, descoberto em julho deste ano pela estação do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System em Río Hurtado, no Chile, vem de fora dos limites do nosso sistema.

Por que o nome 3I/Atlas?

De acordo com a Nasa, os cometas normalmente recebem o nome de seu(s) descobridor(es), neste caso, é a equipe de pesquisa do ATLAS. A letra "I" é de "interestelar", indicando que este objeto veio de fora do nosso sistema solar, e o número “3” ponta que é o terceiro objeto interestelar conhecido.

Existe risco à Terra?

O 3I/ATLAS não representa nenhuma ameaça ao nosso planeta e ficará distante, segundo a Nasa. O mais próximo que o cometa se aproximará da Terra é cerca de 1,8 unidades astronômicas (cerca de 170 milhões de milhas, ou 270 milhões de quilômetros). 

Como sua passagem será monitorada?

De acordo com a Veja, sondas da Agência Espacial Europeia que orbitam Marte já estão com suas câmeras posicionadas, aguardando a passagem do 3I/ATLAS.

Além disso, a Nasa prepara o apoio de seus rovers (veículos de exploração espacial) e satélites, a fim de capturar o máximo de dados possível do raro cometa interestelar.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating