Geral

Tumor silencioso em crianças pode ser fatal se não identificado a tempo, alerta Casa Durval Paiva

Reprodução/Freepik
A Casa Durval Paiva destaca a importância de reconhecer os sinais do Tumor de Wilms, um câncer renal comum em crianças  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Freepik
Giovana Gurgel

por Giovana Gurgel

[email protected]

Publicado em 05/08/2025, às 13h13



A Casa Durval Paiva chama atenção neste mês para os sinais do Tumor de Wilms, também conhecido como Nefroblastoma. Essa neoplasia maligna, que atinge principalmente crianças entre 2 e 5 anos de idade, é o tumor renal mais comum na infância. Raro e silencioso, pode comprometer um ou ambos os rins, mas tem altos índices de cura se diagnosticado precocemente, com chances que chegam a 95%.

A campanha de agosto faz parte das ações do Diagnóstico Precoce 2025, iniciativa que busca sensibilizar a população para a importância de observar sinais aparentemente simples, que podem indicar doenças graves. No caso do Tumor de Wilms, o principal sintoma é o inchaço ou uma massa abdominal dura, muitas vezes percebida pelos responsáveis durante o banho ou ao trocar a roupa da criança.

Outros sintomas recorrentes incluem presença de sangue na urina, dor abdominal, febre sem causa aparente, pressão alta, perda de apetite, náuseas, constipação e até dificuldade respiratória. Crianças com síndromes genéticas como Fraser, Perlman, Beckwith-Wiedemann ou Li-Fraumeni apresentam risco aumentado para desenvolver a doença.

Diagnóstico precoce salva vidas, mas sinais podem passar despercebidos

Apesar de tratável, o Tumor de Wilms é desafiador justamente por poder evoluir de forma silenciosa. Muitos casos são identificados tardiamente porque os sintomas não são específicos ou sequer aparecem nos estágios iniciais.

O diagnóstico é feito por meio de exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia. Essas ferramentas ajudam a detectar a localização, o tamanho e a extensão do tumor, possibilitando o início rápido do tratamento, que pode envolver cirurgia, quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia.

Segundo a Casa Durval Paiva, a conscientização é o primeiro passo para evitar que o tumor avance. Informar a sociedade e capacitar profissionais de saúde e educação são pilares da campanha, que busca reduzir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o início do tratamento.

Mais informações sobre as ações da Casa Durval Paiva estão disponíveis no site www.casadurvalpaiva.org.br e nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating