Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 08/08/2025, às 15h32
Quando o período de altas temperaturas "chega", deixar a casa fresca e um ambiente minimamente agradável acaba se tornando uma tarefa difícil em várias partes do país. Mesmo que ar-condicionado apareça como uma solução, o eletrodoméstico consume muita energia elétrica, e o seu uso contínuo pode elevar o valor da conta de luz.
Nesse cenário de temperaturas elevadas, surgem alternativas que são econômicas e fáceis de serem executadas. Uma delas, que envolve o uso de garrafas PET congeladas, aparece como destaque.
Entendendo a técnica
A alternativa já é utilizada em países como a Alemanha. Para sua realização, são levados em consideração alguns princípios físicos simples: quando o gelo derrete, ele absorve o calor do ambiente e libera ar frio, o que ajuda para reduzir a temperatura do ambiente.
Essa técnica consiste no seguinte: encher uma garrafa plástica de 1,5 litro com água, deixando um espaço pequeno livre. Após isso, basta deixar a garrafa no freezer para que ela congele.
Com ela congelada, posicione a garrafa em um local elevado, fazendo com que o ar frio desça e se espalhe pelo cômodo.
Redução de até 5 °C
Mesmo que não apresente a eficácia de um ar-condicionado, alguns estudos de climatização residencial apontam que a técnica pode reduzir a temperatura em até 5 graus Celsius, se for feita em ambientes pequenos.
Esse efeito pode se prolongar, indo de duas a seis horas. Isso vai depender alguns fatores, que são: o tamanho da garrafa, a ventilação e a temperatura externa.
Leia também
Para alívio térmico maior, é preciso manter outras garrafas congelando para substituição ao longo do dia. Essa técnica também pode ser potencializada de outras maneiras, como manter as janelas fechadas durante as horas mais quentes.
Aliado da economia de energia
Além da simplicidade, essa técnica também é considerada sustentável. Métodos naturais como o resfriamento por gelo ajudam a aliviar o calor sem sobrecarregar a conta de luz.
Classificação Indicativa: Livre