Geral

Lua misteriosa de Júpiter pode esconder um mar subterrâneo; entenda

Reprodução/Pexels – Ilustrativa
De acordo com a NASA, a chamada ‘Lua Europa’ pode ser um dos lugares mais propícios do Sistema Solar para encontrar ambientes apropriados para alguma forma de vida  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Pexels – Ilustrativa
Marina Gonçalves

por Marina Gonçalves

[email protected]

Publicado em 10/10/2025, às 17h07



Se você é um grande fã de Astronomia, a ciência que estuda corpos celestes e fenômenos fora da atmosfera do Planeta Terra, deve saber que em Júpiter, conhecido por ser o maior planeta do Sistema Solar, existem 95 luas oficialmente reconhecidas pela União Astronômica Internacional.

Contudo, as quatro maiores do gigante gasoso são chamadas de: Io, Ganimedes, Calisto e Europa. Mas, o que muitas pessoas provavelmente não sabem é que, a Lua Europa, a sexta mais próxima do planeta, pode conter um verdadeiro tesouro, que consiste em um oceano sob sua camada de gelo.

O que diz a NASA

De acordo com o site oficial da NASA (no inglês National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), além do Planeta Terra, a Lua Europa pode ser um dos lugares mais propícios do Sistema Solar para encontrar ambientes apropriados para alguma forma de vida.

Os cientistas acreditam que um oceano de água salgada se encontra sob sua camada de gelo, contendo o dobro de água do oceano global do nosso planeta, e também elementos químicos essenciais à vida. 

Missão espacial

Em outubro de 2024, uma sonda chamada Europa Clipper, a primeira missão espacial da NASA, foi lançada para Júpiter para conduzir uma grande investigação científica detalhada da Lua Europa, com a finalidade de descobrir condições que possam sustentar vida, com uma série de aproximadamente 49 sobrevoos.

A geração de imagens térmicas – varreduras globais de Europa que mapeiam as temperaturas para esclarecer o quão ativa é a superfície – é o elemento-chave da investigação.

O fenômeno foi explorado por seis naves espaciais robóticas, com observações regulares feitas por cientistas através do Telescópio Espacial Hubble.

Durante o ‘passeio’, a sonda Europa Clipper ainda aproveitou para capturar imagens infravermelhas de Marte, conhecido também como Planeta Vermelho devido à sua cor avermelhada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating