Geral
Publicado em 18/07/2025, às 19h55 - Atualizado às 20h03 BNews Natal
Donald Trump, voltou a fazer duras críticas ao Brics nesta sexta-feira (18). Segundo ele, o grupo "acabaria rapidamente" caso tentasse desafiar a soberania do dólar. Em tom de ameaça, Trump reforçou a proposta de uma tarifa adicional de 10% para países alinhados ao bloco econômico.
"Quando ouvi falar desse grupo do Brics, com seis países, basicamente, eu os ataquei com muita, muita força. E se algum dia eles realmente se formarem de modo significativo, isso acabará muito rapidamente", declarou o republicano durante uma fala pública.
Ataques à moeda e ironia sobre reunião do bloco
Trump também ironizou a última reunião do grupo, minimizando sua relevância. "Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas eles queriam tentar dominar o dólar, o padrão do dólar. E eu disse: qualquer um que esteja no consórcio de nações do Brics, vamos tarifar vocês em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível", afirmou.
Mais tarde, em uma publicação no Truth Social, ele reiterou a posição. “Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”
Discussão sobre moeda
A criação de uma moeda comum para facilitar o comércio entre os países do Brics já foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, esse não foi o foco principal da cúpula realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.
Classificação Indicativa: Livre