Geral
Publicado em 20/05/2025, às 14h07 Redação
Um trabalhador de uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, foi colocado em isolamento domiciliar após ter tido contato com aves infectadas pela gripe aviária e apresentar sintomas gripais. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a informação nesta terça-feira (20).
Amostras do paciente foram coletadas e enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. É esperado que o resultado saia ainda nesta semana.
Desde o dia 16 deste mês, equipes da Vigilância em Saúde estão acompanhando os funcionários da granja de Montenegro e do Zoológico de Sapucaia do Sul, locais onde já houve confirmação de influenza aviária em aves.
Leia também:
Gripe aviária pode baixar preços do frango e da carne bovina no Brasil
Gripe aviária com 48% de letalidade preocupa Anvisa e OMS; o que você precisa saber
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão da doença acontece principalmente em situações de contato direto e contínuo com aves doentes, estejam elas vivas ou mortas.
A ingestão de alimentos bem cozidos não oferece risco. A transmissão entre humanos é extremamente rara.
Segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que um caso humano seja considerado suspeito, é necessário haver sintomas clínicos combinados com exposição a aves contaminadas.
Classificação Indicativa: Livre