Negócios

Gripe aviária pode baixar preços do frango e da carne bovina no Brasil

Reprodução/Internet
A avaliação é do banco americano Citi, que publicou um relatório detalhando os desdobramentos esperados da suspensão temporária nas exportações da proteína  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Internet

Publicado em 19/05/2025, às 15h57   Redação



A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil deve provocar um efeito imediato no mercado interno do país: a queda nos preços do frango, o que pode impactar também o valor da carne bovina.

A avaliação é do banco Citi, que publicou um relatório detalhando os desdobramentos esperados da suspensão temporária nas exportações da proteína. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (19). 

Leia também:

China suspende compra de carne de frango do Brasil e prejuízo pode ultrapassar US$ 100 milhões mensais

Brasil pode retomar status de livre da gripe aviária em aproximadamente um mês, diz ministro da Agricultura

Com a exportação parcialmente interrompida, a carne do frango deve se tornar mais abundante nos supermercados brasileiros, fazendo com que os preços caiam. De acordo com o banco americano, essa oferta extra no mercado interno pode forçar um ajuste também nos preços da carne bovina, especialmente nos cortes mais populares, devido à migração de consumidores entre as proteínas.

O que pode acontecer? 

Segundo analistas do Citi, dois fatores podem ser determinantes em relação aos rumos do mercado: a rapidez na contenção da gripe aviária e o tempo necessário para a retomada das exportações.

A expectativa é de que, se o cenário for controlado em até 60 dias, o mercado poderá se normalizar rapidamente.

Com informações da CNN Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating