Geral
O Procon Natal executou a apresentação, na semana passada, do projeto Procon Saúde durante a realização de uma visita ao Procon Estadual de São Paulo. A iniciativa potiguar é pioneiram, sendo a primeira do país a criar um núcleo com foco no atendimento de demandas relacionadas à saúde.
A partir disso, Natal se posiciona e ganha destaque como referência nacional nesse setor.
Objetivo da visita
O objetivo do encontro foi consolidar o projeto potiguar em escala nacional nacional, levando em consideração a experiência bem-sucedida implementada em Natal.
Relatórios com dados de desempenho foram apresentados, além de modelos de atendimento e protocolos de atuação conjunta com clínicas, laboratórios, planos de saúde e serviços odontológicos.
Parcerias e articulação nacional
Além de São Paulo, o Procon Natal também já pensa na firmação de parcerias com os Procons do Rio de Janeiro, do Pernambuco e da Paraíba.
A ideia com essas parcerias é fortalecer uma atuação colaborativa entre os estados. Para isso, serão realizada trocas de experiências, além da construção de uma rede de proteção que funcione de maneira efetiva para consumidores ligados a área da saúde.
A atuação técnica do Procon Saúde também é respaldada por parcerias com entidades médicas nacionais. Estas ajudam no embasamento técnico relacionado a ações fiscalizatórias.
Esse tipo de suporte permite que seja executada uma atuação de maneira mais qualificada e objetiva diante das operadoras e prestadores de serviços de saúde.
Atendimento direto à população
Elaborado pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), o serviço Procon Saúde funciona como um canal específico para denúncias, mediação de conflitos, além de orientações para o setor de saúde suplementar.
Entre as principais demandas atendidas pelo Procon Saúde estão: negativas de atendimento, cancelamentos indevidos de contratos, cobranças abusivas e desabastecimento de medicamentos.
Leia também
Para os interessados, os atendimentos são realizados de maneira presencial na sede do Procon Natal ou pelo telefone/WhatsApp (84) 3232-6189. A população também pode buscar o serviço via e-mail: [email protected] ou por meio do Portal Digital da Prefeitura do Natal.
Classificação Indicativa: Livre