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Procon Natal exporta modelo pioneiro de defesa do consumidor na saúde e mira expansão nacional

Entre as principais demandas atendidas pelo Procon Saúde estão: negativas de atendimento, cancelamentos indevidos de contratos e cobranças abusivas - Reprodução/Internet
Para os interessados, os atendimentos são realizados de maneira presencial na sede do Procon Natal ou pelo telefone/WhatsApp (84) 3232-6189  |   BNews Natal - Divulgação Entre as principais demandas atendidas pelo Procon Saúde estão: negativas de atendimento, cancelamentos indevidos de contratos e cobranças abusivas - Reprodução/Internet

por Júnior Teixeira

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Publicado em 30/07/2025, às 13h34



O Procon Natal executou a apresentação, na semana passada, do projeto Procon Saúde durante a realização de uma visita ao Procon Estadual de São Paulo. A iniciativa potiguar é pioneiram, sendo a primeira do país a criar um núcleo  com foco no atendimento de demandas relacionadas à saúde.

A partir disso, Natal se posiciona e ganha destaque como referência nacional nesse setor.

Objetivo da visita

O objetivo do encontro foi consolidar o projeto potiguar em escala nacional nacional, levando em consideração a experiência bem-sucedida implementada em Natal.

Relatórios com dados de desempenho foram apresentados, além de modelos de atendimento e protocolos de atuação conjunta com clínicas, laboratórios, planos de saúde e serviços odontológicos.

Parcerias e articulação nacional

Além de São Paulo, o Procon Natal também já pensa na firmação de parcerias com os Procons do Rio de Janeiro, do Pernambuco e da Paraíba.

A ideia com essas parcerias é fortalecer uma atuação colaborativa entre os estados. Para isso, serão realizada trocas de experiências, além da construção de uma rede de proteção que funcione de maneira efetiva para consumidores ligados a área da saúde. 

A atuação técnica do Procon Saúde também é respaldada por parcerias com entidades médicas nacionais. Estas ajudam no embasamento técnico relacionado a ações fiscalizatórias.

Esse tipo de suporte permite que seja executada uma atuação de maneira mais qualificada e objetiva diante das operadoras e prestadores de serviços de saúde.

Atendimento direto à população

Elaborado pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), o serviço Procon Saúde funciona como um canal específico para denúncias, mediação de conflitos, além de orientações para o setor de saúde suplementar.

Entre as principais demandas atendidas pelo Procon Saúde estão: negativas de atendimento, cancelamentos indevidos de contratos, cobranças abusivas e desabastecimento de medicamentos. 

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Para os interessados, os atendimentos são realizados de maneira presencial na sede do Procon Natal ou pelo telefone/WhatsApp (84) 3232-6189. A população também pode buscar o serviço via e-mail: [email protected] ou por meio do Portal Digital da Prefeitura do Natal.

Classificação Indicativa: Livre

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