Geral
Publicado em 09/05/2025, às 10h06 Redação
Robert Francis Prevost, eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica — adotando o nome de Leão XIV —, teve uma preparação pouco convencional para o conclave que o escolheria como líder religioso de mais de um bilhão de fiéis.
Segundo o irmão do pontífice, John Prevost, o cardeal recém-eleito buscou distração nos dias que antecederam o processo de votação no Vaticano assistindo ao filme “Conclave” e jogando jogos de palavras online.
Em entrevista à NBC Chicago, John contou que, antes de se isolar com os demais cardeais na Capela Sistina, Robert brincou com a referência ao longa-metragem. “Eu disse: 'Bem, você está pronto para isso? Você assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar?’. E ele tinha acabado de assistir, então sabia como agir", relembrou.
A dupla também jogou partidas de Wordle e Words with Friends para aliviar a tensão. “Era para distraí-lo da vida real, aliviar a mente diante de uma responsabilidade enorme”, explicou John.
Filme fala da escolha de um novo Papa
O filme "Conclave" (2024) gerou o interesse de pessoas ao redor do mundo na seleção de um novo papa, que é conhecido por ser um processo ultrassecreto.
Ganhadora de um Oscar de melhor roteiro adaptado e inspirada no livro de mesmo nome de Robert Harris, a obra de ficção mistura com habilidade fatos e licenças criativas sobre a eleição papal.
Classificação Indicativa: Livre