Geral
Publicado em 27/05/2025, às 17h13 Redação
Foi anunciado nesta terça-feira (27), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, que o foco de gripe aviária identificado em uma granja do município de Montenegro (RS) está oficialmente contido.
A informação foi dada durante sessão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
“Apesar de estarmos no quinto dia útil após a desinfecção completa da granja e 15 dias desde a identificação do foco, posso assegurar com tranquilidade que o caso de Montenegro está contido”, afirmou o ministro.
Fávaro destacou que o episódio confirma a robustez do sistema sanitário brasileiro, que atuou de forma ágil para evitar a propagação da doença. Segundo ele, mais de 540 propriedades foram inspecionadas em um raio de 10 quilômetros da granja afetada.
Leia também:
Granja com foco de gripe aviária inicia vazio sanitário; Brasil pode retomar exportações
Mais três países suspendem importação de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária no RS
Carlos Fávaro antecipou que o Brasil deve declarar-se livre da gripe aviária em cerca de 23 dias, levando em consideração o ciclo de incubação do vírus. “Passados os 28 dias desde o último foco, o país estará apto a ser novamente reconhecido como livre da doença. Isso deverá ocorrer em pouco mais de 20 dias, se não houver novos registros”, explicou.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre