Geral
Publicado em 22/05/2025, às 16h19 Redação
O período de vazio sanitário de 28 dias na granja de Montenegro (RS) teve início nesta quinta-feira (22). O primeiro foco de influenza aviária foi registrada em uma granja comercial no Brasil.
Se nenhuma nova ocorrência da doença for registrada até o fim do prazo, o Brasil poderá se autodeclarar livre da influenza aviária na região, o que abre caminho para a retomada gradual das exportações de produtos avícolas.
Essa ação é uma exigência do Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e segue normas internacionais.
Durante o período de 28 dias, o local deve permanecer sem aves ou qualquer atividade relacionada. O foco é garantir a eliminação do vírus causador da gripe aviária. Para isso, a ação tem como base dois ciclos de incubação de 14 dias cada.
Leia também:
Gripe aviária pode baixar preços do frango e da carne bovina no Brasil
A influenza aviária é uma doença viral que atinge principalmente aves, mas também já foi detectada em mamíferos, como bovinos. A transmissão ocorre pelo contato com aves infectadas, bem como por água e objetos contaminados.
Classificação Indicativa: Livre