Geral
Publicado em 23/05/2025, às 17h40 Redação
Albânia, Namíbia e Índia decidiram suspender totalmente as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro (RS). Com isso, o número de países que impuseram bloqueio total ao produto brasileiro sobe para 25.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Angola, por sua vez, restringiu apenas as compras provenientes do Rio Grande do Sul, mesma medida adotada anteriormente por outros 15 países.
Leia também:
Granja com foco de gripe aviária inicia vazio sanitário; Brasil pode retomar exportações
Gripe aviária pode baixar preços do frango e da carne bovina no Brasil
Desde que foi detectado o primeiro caso da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, diversas nações intensificaram as restrições à carne de aves brasileira, gerando preocupação no setor agroexportador.
China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
O Ministério informou que está em contato com autoridades sanitárias dos países importadores, prestando esclarecimentos técnicos e reforçando as medidas adotadas para contenção do foco.
Classificação Indicativa: Livre