Geral
Publicado em 11/07/2025, às 14h40 BNews Natal
Os destinos nacionais, em especial as capitais do Nordeste brasileiro, estão em alta para este período de férias escolares. É o que mostra levantamento da plataforma de hospedagem Airbnb, em parceria com a consultoria MindMiners. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério do Turismo e mostra que 73% dos entrevistados pretendem aproveitar as cidades brasileiras.
A pesquisa mostra que tanto as cidades de climas mais quentes, quanto as cidades onde o frio predomina nesta época do ano estão atraindo o interesse dos turistas brasileiros que pretendem viajar. Dos 73% que irão viajar, 45% planejam visitar outros estados e 28% pretendem ir para cidades no estado onde residem.
Segundo o levantamento, Rio de Janeiro, Gramado e São Paulo lideram a pesquisa como cidades favoritas para as férias. Cidades do Nordeste também aparecem no rankinhg, como Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Ipojuca (PE).
As informações ajudam no planejamento de viagens pelo país. Os dados são coletados de forma colaborativa e cedidos por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além de promotores de eventos. Aproveite o leque de opções e se programe!
Reforço da malha aérea
Durante as férias escolares, empresas aéreas nacionais vão disponibilizar mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos, um crescimento de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirma o fortalecimento do setor como motor de desenvolvimento do turismo no país.
A malha aérea registra ampliação em todas as regiões brasileiras, com destaque para Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%).
No Nordeste, o aumento das rotas entre a capital federal e Pernambuco (+44%); Bahia (+17%); São Paulo e Paraíba (+20%); Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (+10%) evidenciam o avanço da demanda por destinos de sol e praia, sendo que Bahia (+7%) e Ceará (+5%) também apresentam expansão na oferta de voos.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre