Geral

Estudantes perdem o direito de permanecer em solo norte-americano; entenda

Reprodução/Internet
Cerca de 4 mil vistos foram revogados por violações da lei, enquanto aproximadamente 300 foram cancelados sob suspeita de ligação com terrorismo  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Internet
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 19/08/2025, às 13h48



O Departamento de Estado dos Estados Unidos cancelou mais de 6 mil vistos de estudantes apenas em 2025, de acordo com informações repassadas por um representante da pasta responsável.

A medida faz parte do processo que visa deixar mais dura a política migratória da administração Trump, que tem fiscalizado estudantes internacionais.

De acordo com o governo, os cancelamentos aconteceram, em sua grande maioria, devido aos portadores permaneceram nos Estados Unidos após o vencimento do visto ou cometeram infrações legais.

Casos que mais são citados

Entre os casos com mais citação, aparecem: agressão, dirigir sob efeito de álcool, furto e “apoio ao terrorismo”.

Cerca de 4 mil vistos foram revogados por violações da lei, enquanto aproximadamente 300 foram cancelados sob suspeita de ligação com terrorismo, levando em consideração a Lei de Imigração e Nacionalidade.

Impactos e polêmicas

A política tem repercutido especialmente entre estudantes estrangeiros envolvidos em manifestações contra a guerra em Gaza. Eles são acusados pelo governo norte-americano de antissemitismo ou apoio a terrorismo.

Um dos casos que ganhou destaque foi o da doutoranda Rumeysa Ozturk, da Universidade Tufts (Massachusetts), que teve o visto revogado e chegou a ser detida pelo ICE antes de ser liberada por ordem judicial.

Leia também

O Departamento de Estado dos EUA também endureceu os critérios para concessão de novos vistos. Os candidatos deverão manter perfis de redes sociais públicos durante a verificação, e o acesso restrito pode ser interpretado como tentativa de ocultar atividades.

Emissão de vistos deve cair

Apesar de cerca de 400 mil vistos F1 terem sido emitidos no ano fiscal de 2024, é esperado que o número caia drasticamente já em 2025.

De acordo com projeções da NAFSA (Associação de Educadores Internacionais), é possível que aconteça uma queda de até 40% nas inscrições de novos estudantes estrangeiros.

Isso pode reduzir em US$ 7 bilhões a receita das economias locais e afetar mais de 60 mil empregos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating