Geral
Publicado em 01/07/2025, às 16h21 Júnior Teixeira
O edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A nova seleção está ofertando 3.642 vagas, que serão distribuídas em 32 órgãos públicos federais. As inscrições, que custam R$ 70 reais, poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (2) até o dia 20 de julho.
De acordo com o governo federal, o objetivo é descentralizar o acesso aos cargos públicos, com provas acontecendo em 228 cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Banca organizadora e datas
A banca responsável pela aplicação das provas será a Fundação Getulio Vargas (FGV). Das vagas oferecidas, 2.480 são imediatas e 1.172 para cadastro de reserva com provimento a curto prazo.
LEIA TAMBÉM
Estudante do interior do RN conquista o primeiro lugar no CNU; conheça a história
Confira cinco dicas para sair na frente e começar a estudar para o CNU antes do edital
Os candidatos farão a prova objetiva no dia 5 de outubro, das 13h às 18h. Já a prova discursiva acontece no dia 7 de dezembro e poderá ser feita pelos habilitados na primeira fase.
A primeira lista de classificados deve ser publicada em 30 de janeiro de 2026.
Blocos temáticos e sistema de cotas
Seguindo o modelo da edição anterior, os cargos estarão organizados em nove blocos temáticos. Isso faz com que o candidato concorra a diferentes cargos com uma única inscrição.
Entre as novidades anunciadas por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, está o novo modelo de cotas, com a seguinte distribuição:
65% para ampla concorrência
25% para pessoas negras
5% para pessoas com deficiência (PcD)
3% para indígenas
2% para quilombolas
Classificação Indicativa: Livre