Geral
Publicado em 10/07/2025, às 19h55 BNews Natal
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, classificou como um grande equívoco a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
A declaração foi feita nesta quinta-feira, dia 10, um dia após o anúncio oficial, que determina a taxação de todas as exportações brasileiras aos EUA a partir de agosto. Para Alckmin, a medida prejudica a relação comercial entre os dois países.
O vice-presidente ressaltou que, de acordo com dados do próprio governo norte-americano, os Estados Unidos mantêm um superávit comercial com o Brasil. Em 2024, esse saldo foi de US$ 7 bilhões em bens e US$ 18 bilhões em serviços.
Alckmin também enfatizou que, dos 10 produtos mais exportados pelos EUA ao Brasil, oito entram com tarifa zero, ou seja, sem custo algum para ingressar no mercado brasileiro. A declaração foi dada após evento no Palácio do Planalto.
Ele também acusou a família Bolsonaro de atuar nos bastidores junto ao governo Trump para enfraquecer a economia nacional. “Antes era um atentado à democracia. Agora é um atentado à economia, prejudicando as empresas e os empregos”, criticou, ao relembrar a atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia e a tentativa de golpe em 2023.
Apesar do cenário, Alckmin demonstrou otimismo em relação a uma possível revisão da tarifa. Defendeu a continuidade do diálogo entre os dois países e mencionou as conversas que vinha conduzindo diretamente com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. “O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo”, afirmou.
Classificação Indicativa: Livre