Esportes

Saiba qual é o chá ideal para recuperação muscular após exercícios físicos

Imagem Saiba qual é o chá ideal para recuperação muscular após exercícios físicos
Além de ajudar na recuperação muscular, a erva também possui propriedades calmantes e antioxidantes. Conheça outros benefícios da infusão  |   BNews Natal - Divulgação

Publicado em 14/07/2025, às 22h57   BNews Natal



Que tal um chazinho para ajudar na recuperação muscular? Gostou da ideia? Então corre preparar uma infusão com erva-cidreira! Um artigo da médica Cherilyn Davis, formada pela Sidney Kimmel Medical College, acaba de revelar uma das propriedades desse chá relacionada à capacidade de promover a recuperação muscular após o exercício.

O estudo constatou que pessoas saudáveis que consumiram extrato de erva-cidreira por 10 dias apresentaram redução nos danos musculares, evidenciados por marcadores inflamatórios no sangue. As mesmas pessoas também relataram menos dores musculares em comparação com um grupo de controle que não recebeu o suplemento.

dor muscular

COMBATE O ESTRESSE OXIDATIVO

A médica também observou que o aroma da erva tem um efeito calmante. Em outro estudo, um grupo de gestantes submetidas a cesáreas recebeu 30 minutos de aromaterapia com o extrato da erva e essas mulheres tiveram níveis mais baixos de ansiedade do que aquelas que receberam aromaterapia placebo.

Além disso, graças ao seu alto teor de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, a verbena-limão (outro nome que recebe a erva) ajuda a reduzir o estresse oxidativo no organismo.

COMO UTILIZAR

Agora que você já sabe que a infusão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes por ser rica em diversos compostos vegetais (como terpenoides e compostos fenólicos), precisa saber também que uma xícara de infusão de verbena-limão, equivalente a 238,1 gramas, contém aproximadamente 4,8 calorias, 0,2 g de proteína, 0,2 g de gordura e 0,5 gramas de carboidratos.

Portanto, se você deseja incorporar esta infusão à sua rotina, é recomendável consultar um médico ou nutricionista. Outro alerta é que a erva-cidreira não deve ser combinada com medicamentos sedativos, pois pode causar sonolência excessiva ou dificuldade para respirar.

Cuidar da dieta, manter uma rotina equilibrada — que incorpore exercícios e descanso — e evitar o uso excessivo de suplementos é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar.

OUTROS BENEFÍCIOS

  • Proteção das células pancreáticas contra o estresse.
  • Redução da dor e relaxamento da musculatura intestinal.
  • Redução da inflamação do fígado.
  • Prevenção do crescimento tumoral.
  • Proteção do tecido ocular contra danos oxidativos.
  • Melhora os níveis de colesterol.
  • Redução da ansiedade e efeito relaxante nos músculos.
  • Proteção das células do estresse oxidativo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating