Esportes
Publicado em 18/05/2025, às 13h55 - Atualizado às 15h50 Aryela Souza e Anna Karinna
A eleição da CBF terá chapa única com Samir Xaud, oficialmente, candidato para substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. O presidente da Federação Roraimense de Futebol está no Rio de Janeiro, onde já registrou a candidatura neste domingo (18). Ele conta com apoio de 25 federações, inclusive a Federação Norte Riograndense de Futebol, que entra na chapa com o nome do atual presidente José Vanildo para vice-presidente.
A aliança "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização" , além de de Samir, inclui: Flávio Zveiter - advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex-presidente do STJD; Michelle Ramalho - presidente da Federação Paraibana de Futebol; José Vanildo - presidente da Federação do Rio Grande do Norte; Ricardo Paul - presidente da Federação do Pará; Rozenha - presidente da Federação do Amazonas; Rubens Angelloti - presidente da Federação de Santa Catarina; Fernando Sarney - vice-presidente da CBF até a gestão Ednaldo; e Gustavo Dias Henrique - diretor de relações institucionais da CBF na gestão Ednaldo.
Para se chegar ao consenso, mantendo a tradição de sucessão da CBF sem disputa, apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram. Também ficaram de fora do apoio à chapa já registrada os clubes Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. Esse placar inviabiliza uma candidatura concorrente como a de Reinaldo Carneiro Bastos. É necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa.
Em declaração dada pelo futuro presidente da entidade, depois de registrar a chapa, ele afirmou que vai dar autonomia para os seus companheiros de gestão.
A eleição da CBF está marcada para o próximo domingo, dia 25.
Classificação Indicativa: Livre