Entretenimento
Quem nunca enfrentou dificuldades para dormir? Estresse acumulado, ansiedade e maus hábitos de sono, por exemplo, podem ser a combinação “perfeita” para não conseguir ter em uma noite de sono tranquila.
Por causa desse cenário, a busca por métodos simples e rápidos têm crescido na internet. Inclusive, recentemente, um vídeo se tornou viral nas redes sociais por apresentar um método prático para dormir em menos de um minuto. Você já ouviu falar?
De acordo com o portal Correio Braziliense, a fórmula consiste na realização de exercícios de respiração controlada, que promete, consequentemente, acalmar a mente, incentivar o relaxamento do corpo e facilitar o adormecimento.
O passo a passo para essa técnica, conhecida como ‘4-4-4-4’, é bem simples. Primeiro, é preciso controlar a respiração de modo ritmado, inspirando pelo nariz e contando até quatro, segurando a respiração por quatro segundos. Em seguida, basta expirar lentamente pelas narinas durante mais quatro tempos e, por fim, permanecer sem ar durante quatro segundos antes de recomeçar.
Segundo alguns relatos, diversas pessoas conseguem adormecer antes mesmo de completar as repetições do ciclo. Para potencializar os resultados, recomenda-se realizar a ténica em um ambiente escuro, evitar telas brilhantes e deixar a temperatura do local mais amena.
Ainda de acordo com o portal, especialistas identificam os exercícios de respiração como alternativas eficientes para melhorar o sono. Ao focar no ritmo respiratório, o cérebro desliga preocupações momentâneas, o que resultado em um relaxamento mental e físico.
Além disso, a prática frequente destas técnicas também pode reduzir sintomas de insônia e ansiedade, aumentando a sensação de autocontrole e diminuindo os episódios de interrupções do sono.
Vale destacar que esses métodos naturais podem ser integrados à rotina do dia a dia sem riscos de efeitos colaterais. Contudo, para melhores resultados, os especialistas indicam que sejam realizadas frequentemente. Agora, se o problema persistir ou estiver acompanhado de outros sintomas, é importante procurar um médico.
Classificação Indicativa: Livre