Entretenimento

Mercúrio retrógrado: saiba quais signos enfrentam maiores desafios

Mercúrio retrógrado: saiba quais signos enfrentam maiores desafios - Reprodução
A fase mexe com questões como autoestima, necessidade de reconhecimento e autenticidade  |   BNews Natal - Divulgação Mercúrio retrógrado: saiba quais signos enfrentam maiores desafios - Reprodução

Publicado em 23/07/2025, às 21h39   BNews Natal



Desde a última sexta-feira, dia 18, Mercúrio está retrógrado e já começa a impactar quem acompanha os movimentos da astrologia. Essa é a segunda vez que o planeta entra nesse ciclo em 2025, novamente em um signo de fogo, trazendo à tona temas ligados à expressão, ao ego e à maneira como nos comunicamos com o mundo.

Neste ciclo, Mercúrio está retrógrado no signo de Leão. A fase mexe com questões como autoestima, necessidade de reconhecimento e autenticidade. Conhecido por causar instabilidades em áreas como comunicação e tecnologia, o fenômeno também é marcado por atrasos e revisões importantes.

O que é, afinal, Mercúrio retrógrado?

O termo se refere a um fenômeno óptico: da perspectiva terrestre, o planeta parece andar para trás no céu. Essa “inversão” simbólica tende a desacelerar ou provocar a revisão dos assuntos regidos por ele. Como Mercúrio governa a lógica, a fala, os deslocamentos e os sistemas de informação, essas áreas podem sofrer com lentidão e falhas.

Apesar da fama de ser uma fase difícil, Mercúrio retrógrado não é um inimigo. Ele representa uma oportunidade para repensar atitudes, rever planos e ajustar rotas com mais consciência.

Quem sente mais os efeitos desta vez

Embora todos os signos sejam tocados de algum modo, alguns tendem a sentir os efeitos com mais intensidade. Isso acontece quando há uma relação direta com Mercúrio ou com o signo de Leão, onde ocorre a retrogradação atual. Veja os destaques:

Gêmeos e Virgem
Regidos por Mercúrio, esses dois signos costumam ter mais sensibilidade durante o período. São comuns falhas de comunicação, atrasos e problemas com tecnologia. É hora de ter mais atenção a detalhes, contratos e mensagens importantes.

Leão
Como o fenômeno ocorre no seu signo, questões ligadas à imagem, à criatividade e à autoconfiança se tornam centrais. Esse é um bom momento para rever a forma como você se mostra ao mundo e até reformular sua identidade pública.

Outros signos também precisam ficar atentos

Áries
O período pode despertar memórias e emoções mal resolvidas. Conversas do passado ou ex-parceiros podem reaparecer, especialmente por influência de trânsitos de Saturno e Netuno.

Aquário e Escorpião
Ambos sentirão impactos nas dinâmicas sociais, autoestima e relações em grupo. Pode ser um momento para ajustar o posicionamento diante de coletivos e redes.

Câncer
Questões sobre dinheiro, segurança emocional e valores pessoais vêm à tona. Renegociar contratos e rever hábitos de consumo será útil nesse momento.

Impactos nos demais signos

Cada signo enfrenta o retrógrado em áreas específicas:

  • Touro: ajustes em assuntos domésticos e finanças;

  • Libra: decisões pessoais e relações sociais ganham peso;

  • Capricórnio: mudanças nos planos de longo prazo e na moradia;

  • Sagitário: revisão de metas educacionais e atrasos em viagens;

  • Peixes: desafios com organização e necessidade de criar rotinas mais saudáveis.

Os signos de terra e os signos fixos não regidos por Mercúrio — como Touro, Capricórnio e o próprio Leão — podem passar pelo período de forma mais tranquila. Os efeitos se manifestam, geralmente, no campo profissional.

Até quando dura o fenômeno?

Mercúrio segue retrógrado até o dia 11 de agosto. No entanto, os efeitos não cessam imediatamente. Segundo o site Personare, a chamada “sombra” do retrógrado — período em que ainda sentimos as reverberações do trânsito — vai até o dia 14 de agosto. A recomendação é aguardar esse intervalo para retomar planos, lançar projetos ou tomar decisões importantes.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating