Entretenimento
Em algum momento da sua vida, você já deve ter olhado para a pia cheia de louça e pensado que tudo seria mais fácil se você simplesmente tivesse uma lava-louças em casa.
No entanto, o uso do eletrodoméstico não é comum no Brasil e costuma dividir opiniões. O alto custo vale a pena? É real a eficiência da limpeza?
Se você tem dúvidas se o investimento fará ou não sentido no seu dia a dia, confira algumas dicas para tomar a melhor decisão, de acordo com o portal TechTudo:
O funcionamento
Uma lava-louças funciona em ciclos automáticos que se dividem em etapas: a pré-lavagem, que remove resíduos maiores dos utensílios; jatos de água quente com detergente específico para a limpeza principal; enxágue em alta temperatura; secagem e drenagem final.
É válido ressaltar que os modelos mais recentes oferecem diferentes serviços, que adaptam os processos às necessidades do usuário, como, por exemplo, programas rápidos que utilizam menos água e tempo para louças pouco sujas.
Quais utensílios podem ir à lava-louças?
Vale lembrar que nem todo utensílio é compatível com a lava-louças, como itens de madeira ou os sensíveis ao calor, panelas de alumínio sem tratamento e peças de ferro fundido.
Além disso, itens antigos com soldas de chumbo, pintados à mão ou com detalhes dourados e plásticos sem a indicação ‘dishwasher safe’ podem ser danificados.
Serviços oferecidos
Os ‘serviços’ de uma lava-louças referem-se à quantidade de itens que ela comporta em um ciclo completo. Um serviço equivale, em média, ao uso de uma pessoa em uma refeição. Desta forma, modelos de 8 serviços atendem casais ou famílias pequenas, enquanto aparelhos com 12 a 14 serviços se adequam melhor a residências com mais pessoas.
A conta de água e luz fica mais cara?
É importante lembrar que ter uma lava-louças em casa consiste em três fatores: água, energia elétrica e produtos de limpeza próprios.
Em relação à água, o gasto é inferior ao trabalho feito à mão: a média por ciclo varia de 8 a 15 litros. No que se refere a energia elétrica, os modelos mais eficientes contam com selo ‘Procel A’ e apresentam consumo reduzido em ciclos econômicos.
Já os itens de limpeza especiais da lava-louças têm custos adicionais que mudam de acordo com o uso. Entretanto, a quantidade usada por ciclo é controlada e tende a compensar no longo prazo.
Classificação Indicativa: Livre