Entretenimento
por Gabi Fernandes
Publicado em 09/08/2025, às 10h53
Maria Reolina, moradora de Valença, no interior do Rio de Janeiro, tem 117 anos e está prestes a entrar para a história como a pessoa mais velha do planeta. Nascida em 14 de fevereiro de 1908, ela supera a idade da atual recordista mundial verificada pelo site LongeviQuest, que tem 115 anos e 351 dias.
A minha mãe gosta muito de conversar, se você chegar aqui, ela gosta de receber, ela gosta de visitar, ela gosta de conversar. E, assim, a nossa maior alegria é essa, ver minha a mãe recebendo a homenagem ainda em vida, né? Esse reconhecimento de amor, de carinho, a gente fica muito feliz.
Comenta a aposentada Maria Rita, uma dentre os nove filhos da idosa. "Ela anda, ela varre, ela dança, ela faz de tudo. Tem que ficar falando com ela, tem que estar cuidando dela igual cuida de criança", conta com bom humor a cuidadora Maria Aparecida Quintino, que convive diariamente com Maria Reolina.
A enfermeira Soraia Beatriz Rodrigues também falou sobre a saúde invejável da idosa. “Ela não tem absolutamente nada. Ela toma medicações, mas são medicações de pressão arterial, que são próprias da idade. Ela não tem mais nenhuma outra comorbidade”.
A idade de Maria é tão fora do comum que até o sistema de saúde digital não reconhece. “O sistema não reconhece a idade que ela tem. Já tentei fazer a parte alimentar dela e não consigo. O limite dele é 110 anos”, explica a agente de saúde Maria Aparecida da Silva.
Ao longo dos anos
Com mais de um século de vida, Maria Reolina viu passar 36 presidentes, 11 papas, teve 9 filhos e 20 netos. Quando a Seleção Brasileira conquistou seu primeiro título mundial em 1958, ela já tinha 50 anos.
Agora, com 117 anos de história e memória intacta, a moradora de Valença pode estar prestes a conquistar um novo feito: ser oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do mundo.
Classificação Indicativa: Livre