Entretenimento

"A Última Sessão de Freud" desembarca em Natal com único espetáculo no Teatro Riachuelo

Reprodução/Assessoria
A peça de Mark St. Germain, dirigida por Elias Andreato, estreia em Natal no dia 14 de agosto, às 20h, no Teatro Riachuelo  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Assessoria
Giovana Gurgel

por Giovana Gurgel

[email protected]

Publicado em 11/08/2025, às 14h04



Sucesso de público desde 2022, a peça “A Última Sessão de Freud” será apresentada pela primeira vez em Natal no dia 14 de agosto, às 20h, no Teatro Riachuelo. Dirigida por Elias Andreato e estrelada por Odilon Wagner e Marcello Airoldi, a montagem já foi vista por mais de 130 mil espectadores em todo o Brasil.

O texto, escrito pelo premiado autor norte-americano Mark St. Germain e traduzido por Clarisse Abujamra, apresenta um encontro fictício entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud (Odilon Wagner), e o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis (Marcello Airoldi).

Ambientada no gabinete de Freud, na Inglaterra, a história parte do embate entre ateísmo e fé, mas se expande para reflexões sobre o sentido da vida, a natureza humana, o sexo, a morte e as relações humanas.

Freud, conhecido por seu ceticismo religioso, tenta compreender por que Lewis, um ex-ateu e intelectual respeitado, passou a defender o cristianismo de forma convicta. O diálogo é marcado por humor, sarcasmo e ironia, explorando pontos de vista que desafiam as convicções do público, independentemente de crença ou descrença.

Bastidores e interpretações

Para o diretor Elias Andreato, a peça traduz o prazer de contar histórias no teatro. “É muito prazeroso brincar de ser outro e viver a vida dessa pessoa em um cenário realista, com figurino de época, jogando com ficção e realidade.

Depois de 25 anos de sessões de psicanálise, talvez seja necessário me deixar conduzir, cada vez mais, pela paixão que tenho pelo meu ofício. A arte sempre nos salva de todos os perigos”, afirma.

Odilon Wagner destaca a intensidade do papel.

“Para um ator, ter a oportunidade de representar um personagem tão profundo, que fez parte da nossa história recente, é um privilégio. Foram meses estudando sua vida e personalidade para trazer um recorte fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”, revela.

Marcello Airoldi dá vida a C.S. Lewis, professor de Oxford e defensor da fé baseada na razão. Ao lado de Wagner, conduz um diálogo que mistura provocação intelectual e sensibilidade, estabelecendo uma conexão direta com o público.

Serviço

A Última Sessão de Freud
Data: 14 de agosto, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Riachuelo, Natal
Duração: 90 minutos
Ingressos: a partir de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira)
Vendas: bilheteria do Teatro Riachuelo ou site uhuu.com

Ficha técnica:
Texto – Mark St. Germain | Tradução – Clarisse Abujamra | Direção – Elias Andreato | Elenco – Odilon Wagner e Marcello Airoldi | Produção local – Jorge Elali Produções | Assessoria local – Sollar Comunicação

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating