Cidades
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Passagem de Drake, um corpo de água localizado entre o extremo sul da América do Sul e a Antártida, nesta quinta-feira (21), informou o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ).
A Passagem de Drake fica próxima ao Chile, entre o extremo sul da América do Sul e a Antártica, e é famosa por ser uma das regiões mais perigosas do planeta. O local é o ponto mais longínquo ao norte da Península Antártica.
O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km, segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Ainda segundo o USGS, não há risco de tsunami.
Os cinco maiores terremotos dos últimos dez anos:
China, 12 de maio de 2008
Tremor de 7,9 graus na escala Richter na província de Sichuan matou quase 90 mil pessoas e devastou a região. Várias escolas foram atingidas e 5.335 foi o número oficial do governo chinês para estudantes mortos ou desaparecidos.
Indonésia, 30 de setembro de 2009
Mais de 1.100 mortos e meio milhão de desabrigados no terremoto de magnitude 7,6 que devastou o oeste da ilha de Sumatra, destruindo completamente a vila portuária de Padang.
Haiti, 12 de janeiro de 2010
Mais de 200 mil vítimas morreram no terremoto de 7 graus de intensidade que destruiu boa parte da capital, Porto Príncipe. A tragédia afetou três milhões de pessoas, aprofundando os problemas sociais do país que já era o mais pobre de todo o continente americano e iniciando uma onda migratória.
Chile, 27 de fevereiro de 2010
O tremor de 8,8 no Centro e Sul do país foi seguido por uma tsunami. Ondas de até 15 metros arrasaram cidades costeiras. A tragédia atingiu áreas mais populosas do país, onde vivem cerca de 75% da população: 520 pessoas morreram.
Japão, 11 de março de 2011
Quase 19 mil pessoas morreram no abalo de magnitude 9 que provocou um grave acidente nuclear em Fukushima. O terremoto gerou uma tsunami que invadiu cidades da costa leste do Japão com ondas de até 10 metros que arrastaram barcos de pesca e outras embarcações pelas cidades. Vários veículos e casas ficaram submersos.
Classificação Indicativa: Livre