Cidades
Publicado em 30/04/2025, às 13h41 Redação
O Laboratório Sismológico da UFRN divulgou mais um boletim de eventos sísmicos mensal. Somente em abril, foram 21 eventos sísmicos registrados (veja AQUI a lista completa).
O relatório destaca a data das ocorrências, o horário (UTC) registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo LabSis/UFRN, a magnitude preliminar calculada e a localização do evento.
O LabSis/UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Nordeste do país e também nos estados do Acre e do Pará.
Leia mais
Magnitude
A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos. Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis.
Escala Richter
A Escala Richter, desenvolvida na década de 1930, também conhecida como escala de magnitude local Ml, é uma escala logarítmica arbitrária de base 10 e foi utilizada para quantificar a magnitude de um sismo. A maioria das autoridades sismológicas agora usa outras escalas semelhantes, como a escala de magnitude do momento para relatar magnitudes de terremotos, mas grande parte da mídia ainda se refere a elas
como magnitudes "Richter".
A escala Richter foi construída calculando –se o logaritmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero num tipo particular de sismógrafo de torção, o sismógrafo de Wood-Anderson.
Dicas de segurança
Classificação Indicativa: Livre