Cidades
Publicado em 25/04/2025, às 12h58 Redação
A terra tremeu 36 vezes nas últimas 48 horas no Rio Grande do Norte. É o que revela o Laboratório Sismológico da UFRN, através de suas estações sismográficas. A primeira sequência de eventos sísmicos aconteceu na madrugada da quinta-feira (24) no município de Carnaubais, na região do Vale do Açu potiguar. Aproximadamente 12 tremores de terra foram detectados ao longo da madrugada.
As atividades, no entanto, foram consideradas de baixa intensidade. O índice mais elevado atingiu magnitude preliminar de 2.0 mR, verificado às 03h20. Até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.
Leia mais
Ainda na quinta (24), desta vez à noite, por volta das 19h28, o chão voltou a tremer em Carnaubais, com magnitude preliminar de 3.0 mR, tornando-se o índice mais elevado. Ao todo, ao longo do dia, outros 23 eventos sísmicos foram registrados no município. Todas as atividades também foram consideradas de baixa intensidade.
Já nesta sexta-feira (25), o Laboratório Sismológico da UFRN registrou novo tremor de terra em Carnaubais. A atividade ocorreu às 04h58 e teve magnitude preliminar de 1.6 mR. Até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Rio Grande do Norte e em toda região Nordeste do país.
LabSis/UFRN
Desde a década de 70, o laboratório tem trabalhado em conjunto com várias entidades públicas e privadas no Brasil e mundo a fim de informar e auxiliar as populações locais sobre eventos sísmicos locais, uso da sismologia para entender a estrutura e evolução da Terra e formação de recursos humanos de alto nível.
Atualmente, o LabSis também conta com estações de monitoramento sísmico em todos os estados do Nordeste para detectar vibrações dos terremotos que ocorrem nesta região. O LabSis está localizado dentro do campus universitário central da UFRN em Natal, ao lado da sede administrativa do Departamento de Geofísica.
Classificação Indicativa: Livre