Cidades
por Gabi Fernandes
Publicado em 27/09/2025, às 08h19
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, informou por meio de nota que o paciente que havia deixado de receber um rim devido a um erro em um transplante foi submetido a um novo procedimento na última quinta-feira (25). A cirurgia foi realizada após o Ministério da Saúde determinar prioridade de atendimento integral pelo SUS.
De acordo com o hospital, o paciente está em condição estável e segue internado na UTI, conforme o protocolo padrão de acompanhamento pós-transplante.
O segundo paciente envolvido no erro, que havia recebido o órgão por engano, permaneceu internado no HUOL sob cuidados médicos e recebeu alta nesta sexta-feira (26). Ele já havia deixado a UTI no dia 22 de setembro e agora volta à fila prioritária à espera de um novo rim.
Em nota, o HUOL afirmou que "se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes".
Entenda o caso
Um erro grave marcou um procedimento de transplante de rim no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal.
O órgão, que deveria ser destinado a um paciente compatível da fila de espera, acabou sendo implantado em outra pessoa. A confusão teria ocorrido porque os dois pacientes possuíam nomes semelhantes.
O rim não era compatível, foi rejeitado pelo organismo e precisou ser retirado. O paciente, que recebeu o órgão por engano, foi encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde segue internado.
Motivo
O Ministério da Saúde esclareceu que o incidente foi causado por uma falha interna no processo de convocação dos pacientes. A pasta também informou que a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes seguirá acompanhando de perto a evolução clínica dos dois pacientes, além das medidas adotadas pela instituição.
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