Cidades

Operação do Exército leva água para 40% dos municípios do RN

Exército Brasileiro
Ao todo, 62 municípios estão recebendo apoio dos militares por meio da Operação Carro-Pipa. Outros seis já solicitaram inclusão no programa  |   BNews Natal - Divulgação Exército Brasileiro

Publicado em 18/07/2025, às 15h37   Anderson Barbosa



O Exército Brasileiro está ampliando o combate à seca no interior do Rio Grande do Norte e vem ajudando o sertanejo potiguar a enfrentar a escassez de água. Ao todo, 62 municípios (veja lista abaixo) estão recebendo apoio dos militares por meio da Operação Carro-Pipa. Outras seis cidades já solicitaram inclusão no programa, já estão em fase de reconhecimento e muito em breve também deverão ser assistidas com água potável. 

Hoje, dos 167 municípios potiguares, 51 estão sofrendo com a condição de seca grave, 58 estão em situação de seca moderada, 33 têm seca fraca e 26 municípios não sofrem com seca.  

Operação Carro-Pipa no RN / Foto: Exército Brasileiro
Operação Carro-Pipa no RN / Foto: Exército Brasileiro

Abaixo, veja lista dos municípios do RN contemplados com a Operação Carro-Pipa:

1 - AFONSO BEZERRA  
2 - ALEXANDRIA  
3 - ALMINO AFONSO  
4 - ANGICOS
5 - BOA SAÚDE 
6 - CAIÇARA DO NORTE 
7 - CAICÓ
8 - CAMPO GRANDE  
9 - CAMPO REDONDO 
10 - CARAÚBAS 
11 - CERRO CORÁ
12 - CORONEL EZEQUIEL  
13 - CURRAIS NOVOS 
14 - DOUTOR SEVERIANO 
15 - EQUADOR 
16 - FELIPE GUERRA  
17 - FERNANDO PEDROZA  
18 - FLORÂNIA 
19 - FRUTUOSO GOMES  
20 - JAÇANà
21 - JAPI 
22 - JOÃO CÂMARA 
23 - JOSÉ DA PENHA
24 - LAGOA D'ANTA
25 - LAJES 
26 - LAJES PINTADAS 
27 - LUCRÉCIA 
28 - LUÍS GOMES 
29 - MESSIAS TARGINO  
30 - MONTE DAS GAMELEIRAS  
31 - NOVA CRUZ  
32 - OLHO D'ÁGUA DO BORGES
33 - PARANÁ
34 - PARAÚ
35 - PASSA E FICA  
36 - PEDRA PRETA 
37 - PEDRO AVELINO 
38 - RAFAEL GODEIRO  
39 - RIACHO DE SANTANA 
40 - RIACHUELO  
41 - RODOLFO FERNANDES  
42 - RUY BARBOSA  
43 - SANTA CRUZ 
44 - SANTA MARIA 
45 - SANTANA DO MATOS  
46 - SANTO ANTÔNIO  
47 - SÃO BENTO DO TRAIRI  
48 - SÃO JOSE DO CAMPESTRE
49 - SÃO MIGUEL
50 - SÃO PAULO DO POTENGI 
51 - SÃO PEDRO  
52 - SÃO RAFAEL 
53 - SÃO TOMÉ  
54 - SÃO VICENTE
55 - SERRA DE SÃO BENTO 
56 - SERRINHA
57 - SÍTIO NOVO 
58 - TABOLEIRO GRANDE  
59 - TANGARÁ
60 - TENENTE LAURENTINO CRUZ  
61 - UPANEMA 
62 - VENHA-VER

Municípios em fase de reconhecimento

1 - ANTÔNIO MARTINS
2 - APODI
3 - CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS
4 - GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
5 - PAU DOS FERRO
6 - UMARIZAL

Operação Carro-Pipa

O Programa Emergencial de Distribuição de Água, também chamado de Operação Carro-Pipa, tem a missão de garantir o acesso à água potável para a população que mais sofre com a escassez hídrica. No Rio Grande do Norte, 213 pipeiros atuam no abastecimento dos 62 municípios ativos (40%), beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas.

A Operação Carro-Pipa teve início em 1998, inicialmente sob a supervisão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Hoje, é coordenada pelo Exército em conjunto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Inclusão do município na Operação Carro-Pipa

Para que a Operação Carro-Pipa seja implementada, é necessário que o município esteja localizado no semiárido brasileiro e com a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal. Após o reconhecimento, o município deverá solicitar a inclusão na OCP por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), anexando um ofício de solicitação e os documentos exigidos pelo artigo 9º da Portaria Interministerial nº 1, de 25 de julho de 2012.

O órgão de proteção e defesa civil municipal é o responsável por fazer a inclusão. No caso de inexistência do órgão no município, a prefeitura poderá realizar o pedido. Não há um prazo específico para a conclusão do processo de inclusão, mas, geralmente, após a solicitação, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) analisa a documentação em até dois dias úteis. Se o pedido for deferido, a solicitação é enviada ao Exército Brasileiro, que poderá levar de 45 a 90 dias para incluir o local na logística da operação. Este prazo é necessário para realizar vistorias em campo, planejar rotas, contratar pipeiros, instalar dispositivos de monitoramento antifraude, entre outras atividades essenciais para garantir um abastecimento de água seguro e eficiente.

Caso o município continue enfrentando períodos de seca ou estiagem após o término do reconhecimento federal, é necessário solicitar novo pedido de reconhecimento para manter a inclusão na OCP. Uma vez publicado o novo reconhecimento e, se o município estiver sendo atendido, a SEDEC automaticamente solicitará ao Exército Brasileiro uma nova vistoria para avaliar a necessidade de continuidade da operação.

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating