Cidades
Publicado em 14/07/2025, às 13h17 Júnior Teixeira
A capital potiguar avançou duas posições em relação ao ranking nacional do Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2025). Agora, Natal ocupa o 15º lugar entre as capitais brasileiras. Levando em consideração o cenário regional, a capital potiguar se destaca como a 4ª melhor colocada no Nordeste, com nota 65,63, atrás apenas de João Pessoa (67,00), Teresina (65,76) e Aracaju (65,73).
O ganho de posições reforça o papel de Natal como uma referência em qualidade de vida na região.
A pesquisa avaliou 5.557 municípios e posicionou a capital potiguar em 8º lugar entre os 1.794 municípios nordestinos. Além disso, Natal foi classificada como o 3º melhor desempenho no Rio Grande do Norte.
O que faz de Natal um lugar bom para se morar?
Entre os indicadores que ajudaram para o desempenho positivo de Natal estão o acesso à Educação Superior (nota 75,05), qualidade do meio ambiente (67,27), e os direitos individuais (53,13).
Receberam destaque também a densidade de telefonia móvel, o acesso a ações e programas de Direitos Humanos, a presença de mulheres com Ensino Superior no mercado de trabalho e o acesso à cultura, esporte e lazer.
Natal conquistou a classificação “forte” na dimensão Oportunidades, recebendo nota 57,82, o que demonstra equilíbrio e consistência nos indicadores avaliados.
Já as dimensões Necessidades Humanas Básicas (nota 73,64) e Fundamentos do Bem-Estar (65,43) foram classificadas como “relativamente neutras”.
IPS Brasil: o que é?
O IPS Brasil é produzido a partir de um acordo formado pelo Imazon, Fundação Avina, iniciativa Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.
leia também
Arena das Dunas, em Natal, ganha selo global de melhores empresas para se trabalhar
Os dados do levantamento são obtidos por meio de fontes oficiais, como IBGE, DataSUS, Inep, Sisvan, CNJ e Mapbiomas.
Classificação Indicativa: Livre