Cidades

Natal reforça testagens, vacinação e prevenção contra hepatites virais

Sinais como enjoo, cansaço, febre, urina escura, dor abdominal e olhos amarelados podem indicar a presença da doença - Reprodução/Internet
Serão executadas ações em serviços de saúde de Natal, sendo ofertadas vacinas, testes rápidos, atendimento ao público e palestras  |   BNews Natal - Divulgação Sinais como enjoo, cansaço, febre, urina escura, dor abdominal e olhos amarelados podem indicar a presença da doença - Reprodução/Internet

Publicado em 02/07/2025, às 13h35   Júnior Teixeira



Foi dado início à campanha Julho Amarelo, na qual é reforçada a conscientização, a testagem e a prevenção das hepatites virais. A ação será realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e conta com uma progamação que irá acontecer durante todo o mês. 

Serão executadas ações em serviços de saúde de Natal, sendo ofertadas vacinas, testes rápidos, atendimento ao público e palestras. 

Mais sobre a campanha

A campanha será aberta oficialmente na próxima quarta-feira (9), a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília Teimosa, localizada na Rua Miramar, no bairro das Rocas.

Durante a ação, os presentes poderão participar de roda de conversa, receber orientações de saúde, testagens para hepatites B e C e vacinação.

Números sobre a hepatite em Natal

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a capital potiguar registrou 41 novos casos de hepatites virais entre os meses de janeiro e abril de 2025.

O que são hepatites virais?

São infecções que afetam o fígado e, muitas vezes, não apresentam sintomas. No entanto, sinais como enjoo, cansaço, febre, urina escura, dor abdominal e olhos amarelados podem indicar a presença da doença.

LEIA TAMBÉM

Ação surpresa leva serviços de saúde e vacinação à CEASA em Natal — veja por quê

Ministério da Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP

Em casos mais complicados, a infecção pode evoluir para cirrose ou câncer hepático.

No Brasil, os tipos mais comuns são A, B e C:

Hepatite A: relacionada à falta de saneamento e higiene. A vacinação é feita em dose única para crianças entre 15 meses e 5 anos incompletos.

Hepatite B: pode ser transmitida sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Tem vacina disponível para toda a população.

Hepatite C: não possui vacina, mas tem tratamento gratuito pelo SUS. A transmissão ocorre por contato com sangue, inclusive em procedimentos como hemodiálise ou uso de drogas injetáveis.

Serviços ofertados durante o Julho Amarelo 

As unidades de saúde de Natal oferecerão gratuitamente:

Testes rápidos para hepatites B e C;

Vacinas contra hepatites A e B;

Consultas e orientações médicas;

Ações educativas. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating