Cidades

Natal avança na gestão de desastres com tecnologia de IA desenvolvida pela UFRN

O Noah está em fase de prototipagem e deverá ser disponibilizado em breve - Reprodução/Freepik
A tecnologia propõe uma nova abordagem para atuação dos órgãos públicos ao combinar recursos como orientações em tempo real via chatbot  |   BNews Natal - Divulgação O Noah está em fase de prototipagem e deverá ser disponibilizado em breve - Reprodução/Freepik

Publicado em 30/04/2025, às 14h32   Júnior Teixeira



Mais um passo importante foi dado pela Prefeitura do Natal em relação à modernização da gestão de riscos e desastres naturais. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) conheceu, na última terça-feira (29), o Noah, uma plataforma equipada com inteligência artificial (IA) que promete tornar mais ágil e eficiente a comunicação com a população durante emergências.

A tecnologia propõe uma nova abordagem para atuação dos órgãos públicos ao combinar recursos como classificação automática de ocorrências, orientações em tempo real e atendimento via chatbot, integrando funcionalidades como reconhecimento de imagem, transcrição de áudio e modelos avançados de linguagem baseados em IA.

Desenvolvida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a ferramenta foi apresentada à secretária da SEMDES, Samara Trigueiro, ao secretário adjunto da Defesa Civil de Natal, José Geraldo Moura, e ao diretor do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Stenio Stephanio de Oliveira.

O Noah está em fase de prototipagem e deverá ser disponibilizado em breve. A plataforma funciona como um chatbot que atende via WhatsApp, permitindo que cidadãos relatem ocorrências como enchentes e deslizamentos. Os relatos são classificados automaticamente com base em critérios técnicos da Política Nacional de Defesa Civil, e o sistema oferece orientações imediatas conforme cada caso.

O projeto é coordenado pelo professor Patrick Terrematte e conta com uma equipe multidisciplinar de docentes e estudantes da UFRN. A iniciativa conta ainda com o suporte de diferentes núcleos e grupos de pesquisa da Universidade.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating