Cidades
A Mostra de Cinema de Gostoso foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Rio Grande do Norte, conforme a Lei nº 12.299, sancionada pela governadora Fátima Bezerra.
A iniciativa, fruto de um projeto de lei do deputado estadual Francisco do PT, celebra a relevância do evento para a cultura, o turismo e a economia potiguar.
Realizada pela Heco Produções e pelo CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com apresentação do Ministério da Cultura e Petrobras, a Mostra se destaca como um dos eventos mais inovadores do país.
Sob a direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, o projeto transforma a paradisíaca Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, em uma grandiosa sala de cinema ao ar livre, oferecendo programação totalmente gratuita e de alta qualidade técnica.
Com a participação de filmes inscritos e convidados de todo o país, realização de cursos de formação para jovens, debates e seminários, a Mostra movimenta a cultura, o turismo e a economia no estado do Rio Grande do Norte, promovendo o acesso a bens culturais e a formação de público.
Neste ano, a Mostra se prepara para mais uma edição, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso.
Todas as sessões da 12ª Mostra de Cinema de Gostoso serão realizadas na praia do Maceió. A Mostra Competitiva e as Sessões Especiais, ocorrerão na sala ao ar livre montada na areia da praia e contam com ampla participação da comunidade local.
Com 700 cadeiras espreguiçadeiras, telão e projeção com resolução 4K, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrerão ao Troféu do Júri Popular, concedido pelo voto do público ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Imprensa, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.
Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira.
A Mostra de Cinema de Gostoso é uma sala popular de cinema a céu aberto que recebe um público de diversas regiões do país. O evento mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente da programação e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país.
Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste, tornando-se uma importante referência de difusão audiovisual na região.
Classificação Indicativa: Livre