Cidades
Publicado em 22/05/2025, às 12h14 Redação
A cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte e com uma população estimada em cerca de 37 mil habitantes, abriga a maior estátua católica do mundo: a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira do município, que tem 56 metros de altura.
A estátua é maior, por exemplo, do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), que tem 38 metros, e do que a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), que tem 50 metros.
Nesta quinta-feira (22), a cidade de Santa Cruz se transforma em um dos maiores polos de peregrinação católica do país com as celebrações do Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira do município.
Inaugurada em junho de 2010 após dois anos de obras e um investimento de R$ 6 milhões, a estátua de Santa Rita de Cássia se tornou cartão-postal da cidade e referência nacional em turismo religioso. A Paróquia-Santuário recebe visitantes de todo o Brasil e também de outros países ao longo do ano.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, a tradicional procissão do dia 22 de maio já reuniu mais de 100 mil pessoas em edições anteriores. Santa Rita de Cássia, considerada a santa das causas impossíveis e madrinha dos sertões, faleceu em 22 de maio de 1457. Sua devoção no município é antiga: a paróquia que leva seu nome existe desde 1835, ano da fundação da cidade.
O Santuário permanece aberto diariamente para visitação das 7h às 19h, servindo de espaço de fé, contemplação e turismo religioso.
Classificação Indicativa: Livre