Cidades
Publicado em 26/07/2025, às 18h50 Aryela Souza
A iniciativa tem amparo na lei 243/06, de 2006, que beneficia os professores da rede municipal de ensino de Natal com o direito a 50% de desconto em eventos culturais, esportivos e de lazer, como cinema e teatro. Porém, era obrigatório mostrar o contracheque do mês no ato de entrada, juntamente com um documento oficial com foto.
Segundo a chefe do gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Wanessa Rodrigues, alguns sentiam-se constrangidos com a medida, então a carteira surgiu, em 2018, como uma identidade funcional.
Contudo, nem todos os docentes que entraram na rede municipal da capital após esse período tiveram acesso a confecção do documento, que antes era somente físico. A Carteira Funcional Digital se destaca pela praticidade e facilidade.
Para ter acesso ao documento, basta instalar o aplicativo Natal Digital e fazer o cadastro. É necessário ter no celular uma foto 3x4 e o contracheque, além de preencher com seus dados pessoais.
Qualquer professor da rede tem direito, mesmo os que são parte do quadro temporário de docentes, já que a carteira funcional tem validade de um ano, como a dos estudantes.
Professores novatos ou recém-concursados vão receber o contracheque no final do mês e assim, poderão emitir o documento. Em caso de dúvidas, é recomendado procurar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.
Classificação Indicativa: Livre