Cidades

Caos na UNICAT: pacientes relatam longas filas e demora na entrega de medicamentos; veja vídeo

Foto: Bnews Natal.
Pacientes da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) enfrentam longas filas para retirar medicamentos essenciais em Natal  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Bnews Natal.
Sammara Bezerra

por Sammara Bezerra

[email protected]

Publicado em 10/10/2025, às 12h22 - Atualizado às 14h45



Pacientes que dependem da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), em Natal, têm enfrentado longas filas e tempo de espera elevado para retirar medicamentos nesta sexta-feira (10).

Desde as primeiras horas da manhã, o movimento é intenso na sede da unidade, localizada no bairro de Tirol. 

De acordo com relatos, mesmo chegando cedo, muitas pessoas só conseguem atendimento após várias horas.

"Saí de 4h da manhã de casa, e agora [11h da manhã] que recebi uma dos três medicamentos que vim buscar", contou Francisco Salvador, morador de Serrinha, interior do estado. 

Já outro usuário, que veio de Poço Branco, também interior do estado, afirma que além da demora no atendimento, os pacientes são tratados com ignorância e descaso. 

"Quando a gente vai procurar algum guichê com atendimento eles nos tratam com ignorância e arrogância. Daí a gente fica a mercê desse descaso", afirmou Felipe Jeferson. 

 ➡️ A UNICAT é responsável pela distribuição de medicamentos excepcionais, usados em tratamentos de doenças crônicas e graves, como diabetes, câncer e doenças autoimunes. O serviço atende usuários de todo o Rio Grande do Norte, o que aumenta o fluxo diário na unidade.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) informou que o aumento na demanda e lentidão do no sistema de registro de entrega de medicamentos tem  contribuído para a demora no atendimento. 

A pasta afirmou ainda que a unidade tem 40 mil pessoas cadastradas para o recebimento de medicamentos e outros insumos, o que por vezes dificulta o atendimento. 

Acesso restrito

Durante a apuração, a equipe do BNews Natal foi impedida de realizar gravações dentro da unidade. As imagens e entrevistas foram registradas do lado de fora, com autorização dos pacientes.

Apesar das restrições, a movimentação intensa pôde ser observada do portão: filas que se formaramm ainda no início da manhã e pacientes que esperam em ambiente abafado. 

Enquanto a situação não se normaliza, quem depende da UNICAT segue enfrentando a espera com paciência — e esperança — de que o atendimento volte a fluir com mais rapidez.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating