Política

"Será que dá match?" Pergunta de Cadu Xavier ecoa em Martins e expõe dilema de aliança para 2026 no RN

A união entre Cadu Xavier e Marianna Almeida pode solidificar uma chapa, mas traz dilemas para a senadora Zenaide Maia  |  A presença de Cadu e Marianna no Festival Gastronômico de Martins levanta questões sobre a chapa para 2026. - Reprodução

Publicado em 13/07/2025, às 12h33   A presença de Cadu e Marianna no Festival Gastronômico de Martins levanta questões sobre a chapa para 2026. - Reprodução   Aryela Souza

A pergunta "Será que dá match?", lançada pelo secretário e pré-candidato ao governo Cadu Xavier (PT), ecoou durante todo o fim de semana no Festival Gastronômico de Martins, que aconteceu dos dias 10 a 13 de julho.

A questão ganhou força com a presença constante da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), circulando com total desenvoltura ao lado do seu "companheiro de chapa" e do grupo da governadora Fátima Bezerra (PT).

Essa aparição conjunta em Martins solidificou a percepção de uma chapa Cadu-Marianna para 2026, uma ideia que foi "oficializada" pela própria governadora na última sexta-feira (11).

Durante um evento em Pau dos Ferros, ao encontrar a prefeita, Fátima Bezerra declarou publicamente: "Chegou a vice de Cadu". Horas depois, Cadu publicou uma foto ao lado de Marianna com a legenda que agora pauta as discussões políticas no estado.

O Dilema Político no Grupo da Senadora Zenaide

A chapa Cadu-Marianna pode até ter dado "match" no campo governista, mas cria um complexo dilema político, principalmente para a senadora Zenaide Maia, que comanda o PSD, partido da prefeita.

Atualmente, Zenaide parece estar muito bem acomodada no grupo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), hoje o principal adversário de Cadu Xavier na disputa pelo governo.

A senadora é vista como o nome oficial de Allyson para o Senado e planeja disputar a reeleição com o apoio do gestor mossoroense. Isso a coloca em uma encruzilhada.

Os Dois Palanques de Zenaide

Para que a chapa Cadu-Marianna se viabilize com o apoio do PSD, Zenaide teria que permanecer no palanque do presidente Lula. Neste cenário, ela iria para a disputa em dobradinha com a governadora Fátima Bezerra (que seria candidata ao Senado), e ainda teria sua aliada, Marianna, como vice.

No entanto, se mantiver a aliança com Allyson Bezerra, Zenaide terá que se afastar oficialmente do grupo da governadora Fátima e do presidente Lula.

Neste segundo palanque, ela disputaria a reeleição em uma dobradinha com um nome ainda indefinido, mas que poderá ser o do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias.

É aí que cabe, de novo, a pergunta de Cadu Xavier: “dá match?”. O xadrez para 2026 está apenas começando.

Classificação Indicativa: Livre


Tags2026SenadoPtCaduFátimaPsdZenaideMarianna

Leia também


Governo do RN convoca setores produtivos para discutir medidas preventivas ao aumento de tarifas dos EUA


Será que dá match? Fátima sugere Marianna como vice de Cadu