Política
Publicado em 19/05/2025, às 07h11 Geraldo Alckmin entregou carta ao papa Leão XIV durante visita ao Vaticano, convidando-o para a COP30 em novembro, em Belém. - Divulgação Dani Oliveira
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou ao papa Leão XIV uma carta convidando o pontífice a participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
A entrega foi feita pessoalmente durante visita de Alckmin ao Vaticano, onde ele participou da missa que celebra o início do pontificado de Leão XIV. A carta é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo federal enviou uma comitiva para prestigiar a primeira missa do novo pontífice. Além do vice-presidente Geraldo Alckmin, participaram da celebração a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.
Conhecido, dentro e fora do governo, por sua devoção ao catolicismo, o vice-presidente Alckmin beijou a mão do papa ao entregar convite ao pontífice. O papa já esteve no Brasil em outras ocasiões.
Quero destacar a honra de representar o povo brasileiro no início do pontificado do papa Leão XIV. Trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e do líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do presidente Lula para o papa Leão XIV visitar o Brasil, especialmente na COP30, em novembro, em Belém. E principalmente dizer da esperança que é o novo pontificado. Ao semear a paz, o papa Leão XIV enche o mundo de esperança”, disse Alckmin em vídeo publicado nas suas redes sociais.
A missa contou com a presença de diversas autoridades internacionais. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, participaram da celebração.
Veja a lista dos principais nomes
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky;
Vice-presidente dos EUA, JD Vance;
Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin;
Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
Presidente do Peru, Dina Boluarte;
Primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz;
Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
Presidente do Equador, Daniel Noboa;
Presidente de Israel, Isaac Herzog;
Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen;
Rei da Espanha, Felipe VI;
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza;