Política

Nikolas Ferreira questiona Moraes após proibição de acampamentos em Brasília: "Revogou a Constituição?"

A medida de Moraes foi uma resposta a atos golpistas e visa evitar novos eventos criminosos em Brasília e no país  |  Nikolas Ferreira cita o Artigo 5º da Constituição para criticar a decisão do STF sobre manifestações pacíficas. - Reprodução/Facebook

Publicado em 26/07/2025, às 15h43   Nikolas Ferreira cita o Artigo 5º da Constituição para criticar a decisão do STF sobre manifestações pacíficas. - Reprodução/Facebook   Aryela Souza

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que proibiu a realização de acampamentos em um raio de 1 km da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em uma publicação na rede social X, o parlamentar provocou: “Moraes revogou a Constituição?”.

A Decisão de Moraes e a Justificativa

A determinação do ministro foi expedida na última sexta-feira (25) e também proíbe acampamentos nos arredores de instalações militares em todo o país.

A medida foi uma resposta direta aos recentes protestos dos deputados Hélio Lopes (PL-RJ) e Coronel Chisóstomo (PL-RO) em frente ao STF, que se manifestavam contra as medidas de Moraes impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

No despacho, Moraes justificou a proibição para “garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8/1/2023”.

O Questionamento Constitucional

Para embasar sua crítica, Nikolas Ferreira publicou, junto com sua pergunta, um trecho do Artigo 5º da Constituição Federal.

O texto constitucional afirma que “todos podem se reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização".

A única exigência da Constituição é o "aviso prévio à autoridade competente", desde que a manifestação não frustre outra reunião já convocada para o mesmo local.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasíliaAtos golpistasJair bolsonaroAlexandre de moraesSupremo tribunal federalProtestosNikolas ferreiraConstituição federalPraça dos três poderesAcampamentos

Leia também


Moraes ordena fechamento da Praça dos Três Poderes após protesto de deputados bolsonaristas


Justiça Eleitoral aceita denúncia que pode cassar mandato de Nikolas Ferreira