Política

Ministro do STF saiu dos EUA dias antes de revogação de visto; saiba quem

O governo dos EUA revogou vistos de oito ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, em meio a tensões políticas  |  Nelson Jr./STF

Publicado em 19/07/2025, às 13h45   Nelson Jr./STF   Leonardo Pereira

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, presidente do corte, saiu dos Estados Unidos quatro dias antes do país anunciar a revogação de vistos dos magistrados brasileiros.

O ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14. Os dados públicos da viagem constam no histórico de chegadas listado pelos Estados Unidos para rastrear a entrada e saída de estrangeiros no país.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso  |  Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Revogação de vistos

O governo dos Estados Unidos, por meio do secretário de Estado Marco Rubio, determinou a revogação imediata dos vistos americanos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (18).

A medida atinge, entre outros, Alexandre de Moraes, além de familiares e aliados próximos dos magistrados.

Ficaram de fora das sanções apenas os ministros André Mendonça, Kássio Nunes Marques e Luiz Fux, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A justificativa apresentada por Rubio aponta que a chamada “caça às bruxas política contra Bolsonaro”, supostamente liderada por Moraes, gerou um ambiente de censura e perseguição.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAlexandre de moraesSupremo tribunal federalEstados unidosBolsonaroLuiz fuxAndré mendonçaVistoLuís roberto barrosoPaulo gonetMarco rubiosançãoKássio nunes marques

Leia também


Lula presta solidariedade a ministros do STF após EUA revogar vistos: “inaceitável”


Mais sete ministros do STF têm seus vistos revogados pelo governo americano