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Lula quer viralizar: quase R$ 100 milhões para posts, memes e engajamento

As empresas selecionadas terão a responsabilidade de criar conteúdos adaptados para diversas plataformas digitais, visando engajamento contínuo  |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 16/07/2025, às 13h53   Foto: José Cruz/Agência Brasil   BNews Natal

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) lançou uma nova licitação estimada em R$ 98,3 milhões para contratar três empresas responsáveis pelo gerenciamento da comunicação digital do governo federal. O contrato terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Processo substitui edital suspenso por indícios de fraude

O novo certame substitui a licitação anterior, no valor de R$ 197,7 milhões, que foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em junho de 2024. À época, o órgão apontou suspeita de fraude por suposto vazamento das propostas das empresas concorrentes. Em agosto do mesmo ano, a licitação foi oficialmente revogada.

Naquele período, a Secom era comandada por Paulo Pimenta. Atualmente, o ministério está sob gestão de Sidônio Palmeira.

Mudança de estratégia e foco nas redes sociais

O governo tem atribuído parte da perda de apoio popular ao avanço da extrema-direita nas redes e à falta de uma narrativa clara sobre os primeiros anos do mandato. Em abril, Sidônio destacou que o ambiente digital foi dominado por discursos de ódio e desinformação.

De acordo com o novo edital, a contratação prevê atividades como prospecção e desenvolvimento de estratégias de comunicação, produção de conteúdos, moderação de perfis, análise de sentimentos e execução de projetos em plataformas digitais. O objetivo, segundo a Secom, é adotar uma linguagem acessível e inspiradora para apresentar “benefícios concretos” das políticas públicas.

Engajamento contínuo e presença multicanal

Diferente de campanhas pontuais, o governo quer estabelecer um trabalho contínuo de comunicação nas redes. As empresas vencedoras deverão planejar conteúdos adaptados a cada plataforma, incluindo Instagram, YouTube, TikTok, Facebook, LinkedIn, Kwai e Pinterest.

O documento de orientação às agências determina que seja criada uma estratégia criativa que amplie o alcance e o engajamento orgânico das mensagens do Planalto.

O prazo para envio de propostas começou na terça-feira (15) e seguirá aberto até o dia 2 de setembro.

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