Política
Publicado em 19/07/2025, às 10h54 Ricardo Stuckert/PR Leonardo Pereira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade aos ministros da Suprema Corte após sanção dos Estados Unidos que revoga vistos dos ministros.
Em postagem no X (antigo twitter), Lula classificou a medida como arbitrária e sem fundamento.
“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, disse.
O presidente afirmou que as medidas do governo norte-americano desrespeita o direito internacional e finalizou que nenhuma ameaça irá comprometer a função dos poderes.
Na noite desta sexta-feira (18), os Estados Unidos revogaram o visto do ministro Alexandre de Moraes e “aliados na Corte. A medida também abrange os familiares de Moraes.
Leia também: Mais sete ministros do STF têm seus vistos revogados pelo governo americano
EUA cancelam vistos de Alexandre de Moraes e familiares; governo cita riscos à liberdade
“A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações. Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, finalizou.
Confira a postagem na íntegra:
Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.
— Lula (@LulaOficial) July 19, 2025
A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do…