Política
Publicado em 16/07/2025, às 15h41 © Ricardo Stuckert / PR BNews Natal
A Justiça da Argentina determinou que a ex-presidente Cristina Kirchner e outros oito condenados por corrupção devolvam ao Estado cerca de R$ 3 bilhões. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (15) por veículos locais.
Prazo de 10 dias úteis para pagamento
O valor total estipulado pelo tribunal é de 684,99 bilhões de pesos argentinos. A decisão prevê que a quantia seja depositada em conta judicial no prazo de dez dias úteis. O período foi prorrogado até 13 de agosto devido ao recesso do Judiciário argentino.
Caso o pagamento não ocorra, a Justiça poderá confiscar valores e leiloar os bens já bloqueados dos condenados. A sentença não especificou a cota que caberá a cada réu.
Condenação e patrimônio declarado
Cristina Kirchner foi condenada em junho a seis anos de prisão e inelegibilidade política perpétua por administração fraudulenta na concessão de obras viárias durante seu mandato (2007-2015). Atualmente, cumpre prisão domiciliar.
Na última declaração oficial de bens, feita à Oficina Anticorrupção em 2023, a ex-presidente declarou patrimônio de quase 250 milhões de pesos argentinos (aproximadamente R$ 1,1 milhão). Parte dos imóveis que possuía foi transferida aos filhos nos últimos anos.
A defesa de Kirchner ainda não informou se vai recorrer da decisão.