Política
Publicado em 01/05/2025, às 07h59 - Atualizado às 08h24 Sindifern celebra anúncio de concurso público em Natal - Divulgação Carol Maciel
Durante a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), realizada na noite desta terça-feira (30), em Natal, o secretário executivo do Tesouro do RN, Álvaro Bezerra, representando a governadora Fátima Bezerra (PT), anunciou oficialmente a realização de concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual ainda este ano.
O anúncio acontece em um momento de grande defasagem no quadro funcional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RN), que não realiza concurso para o cargo desde 2004. Atualmente, menos de 250 auditores estão na ativa em todo o Rio Grande do Norte, número considerado insuficiente diante da demanda crescente por fiscalização e arrecadação eficiente.
O secretário ressaltou que a autorização do concurso é fruto de um termo de acordo homologado pela Justiça com o aval do Ministério Público.
“É uma conquista importante para o fortalecimento da administração tributária e da capacidade do Estado de gerar receitas próprias. A recomposição do quadro de auditores é urgente e necessária para que possamos avançar com responsabilidade na arrecadação e no combate à sonegação”, declarou Álvaro.
Pelo acordo, estão previstas 100 vagas, sendo 50 imediatas e 50 para cadastro de reserva. A remuneração inicial pode ultrapassar R$ 36 mil, somando vencimento básico, gratificações e adicionais.
A formação da comissão organizadora do certame será anunciada na próxima segunda-feira (05).
O presidente do Sindifern, Márcio Medeiros, celebrou o anúncio como um passo decisivo para garantir a continuidade e o fortalecimento da carreira fiscal. “Há anos defendemos essa recomposição. O quadro está extremamente reduzido e o ingresso de novos auditores é fundamental para que o Estado não comprometa sua capacidade de fiscalização e arrecadação.”
O evento no Olimpo Recepções reuniu autoridades políticas, entre elas a deputada federal Carla Dickson; os deputados estaduais Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Hermano Moraes (representando a ALRN); representantes de entidades de classe, como o presidente da FENAFISCO, Francelino Valença, e Helena Medeiros (Sindifisco PB); e servidores da área tributária.
Nos discursos, o reforço para a importância do serviço público fortalecido e valorizado.
Polícia Federal lança novo concurso com vagas para nível médio e superior; veja como se inscrever