Política

Em meio a ‘tarifaço’ de Trump, Haddad se reúne com secretário do Tesouro dos EUA

Fernando Haddad se encontra com Scott Bessent para discutir tarifas de 10% dos EUA sobre produtos brasileiros  |  Haddad participa da Global Milken Conference e planeja reuniões no Vale do Silício sobre inovação digital. - Divulgação

Publicado em 05/05/2025, às 08h35   Haddad participa da Global Milken Conference e planeja reuniões no Vale do Silício sobre inovação digital. - Divulgação   Dani Oliveira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante a “Global Milken Conference”,em Los Angeles. O encontro ocorreu neste domingo, 4.

Em conversa com a imprensa na semana passada, Haddad disse que discutiria com Bessent as tarifas de 10% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de outros países.

O ministro sinalizou que discutiria o “tarifaço”, mas enfatizou que as negociações formais sobre tarifas são conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Haddad cumpre agenda nos EUA

Esse foi o primeiro encontro presencial de alto escalão entre os dois países desde que Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro.

Haddad chegou aos Estados Unidos no sábado 3, com o objetivo de apresentar o novo plano nacional de data centers e atrair investimentos em tecnologia para o Brasil. Ele participa de conferências promovidas pelo Milken Institute e se reunirá com líderes do setor de tecnologia.

Nos encontros programados para o Vale do Silício, Haddad apresentará a estratégia brasileira para inovação e expansão da infraestrutura digital. Além disso, o ministro discutirá temas como financiamento climático e desenvolvimento sustentável com investidores internacionais.

Concluídos os compromissos nos Estados Unidos, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde se encontrará com autoridades locais para discutir parcerias econômicas e comerciais.

Classificação Indicativa: Livre


Tagslos angelesTarifasEstados unidosComércioIndústriaTecnologiaTarifaçoMinistérioMinistroDesenvolvimentoInovaçãoInvestimentosFernando haddadFazendaGeraldo alckminData centersCidade do méxicoScott bessentGlobal milken conferenceVale do silício

Leia também


Rogério muda de ideia sobre taxação: “É justo cobrar de quem ganha mais”


Tarifaço de Trump provoca derrocada dos mercados na Ásia, e Bolsa do Japão aciona bloqueio automático