Política

Em meio a ‘tarifaço’ de Trump, Haddad se reúne com secretário do Tesouro dos EUA

Fernando Haddad se encontra com Scott Bessent para discutir tarifas de 10% dos EUA sobre produtos brasileiros  |  Haddad participa da Global Milken Conference e planeja reuniões no Vale do Silício sobre inovação digital. - Divulgação

Publicado em 05/05/2025, às 08h35   Haddad participa da Global Milken Conference e planeja reuniões no Vale do Silício sobre inovação digital. - Divulgação   Dani Oliveira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante a “Global Milken Conference”,em Los Angeles. O encontro ocorreu neste domingo, 4.

Em conversa com a imprensa na semana passada, Haddad disse que discutiria com Bessent as tarifas de 10% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de outros países.

O ministro sinalizou que discutiria o “tarifaço”, mas enfatizou que as negociações formais sobre tarifas são conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Haddad cumpre agenda nos EUA

Esse foi o primeiro encontro presencial de alto escalão entre os dois países desde que Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro.

Haddad chegou aos Estados Unidos no sábado 3, com o objetivo de apresentar o novo plano nacional de data centers e atrair investimentos em tecnologia para o Brasil. Ele participa de conferências promovidas pelo Milken Institute e se reunirá com líderes do setor de tecnologia.

Nos encontros programados para o Vale do Silício, Haddad apresentará a estratégia brasileira para inovação e expansão da infraestrutura digital. Além disso, o ministro discutirá temas como financiamento climático e desenvolvimento sustentável com investidores internacionais.

Concluídos os compromissos nos Estados Unidos, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde se encontrará com autoridades locais para discutir parcerias econômicas e comerciais.

Classificação Indicativa: Livre


Tags los angeles Tarifas Estados unidos Comércio Indústria Tecnologia Tarifaço Ministério Ministro Desenvolvimento Inovação Investimentos Fernando haddad Fazenda Geraldo alckmin Data centers Cidade do méxico Scott bessent Global milken conference Vale do silício

Leia também


Rogério muda de ideia sobre taxação: “É justo cobrar de quem ganha mais”


Tarifaço de Trump provoca derrocada dos mercados na Ásia, e Bolsa do Japão aciona bloqueio automático