Política

Dino assume presidência da Primeira Turma do STF e conduzirá julgamentos da trama golpista

O ministro Flávio Dino irá suceder Cristiano Zanin, que é o atual presidente, e ficará à frente da Primeira Turma por um ano  |  Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 23/09/2025, às 16h58 - Atualizado às 16h59   Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Rovena Rosa/Agência Brasil   José Nilton Jr.

Nesta terça-feira (23), o ministro Flávio Dino foi escolhido para ser o presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do dia 1º de outubro. A votação aconteceu de maneira simbólica, indo de acordo com a regra interna que prevê rodízio anual no comando do colegiado.

Dino irá suceder Cristiano Zanin, que é o atual presidente, e ficará à frente da Primeira Turma por um ano. Além dos dois, fazem parte do grupo os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Pauta marcada por conspiração golpista

Na presidência, Flávio Dino terá a tarefa de definir o calendário de julgamento das ações penais ligadas à conspiração golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento, apenas o núcleo 1, que envolve o ex-presidente e outros sete réus, já foi condenado.

Leia também

Próximos julgamentos

Os núcleos 2, 3, 4 e 5 seguem pendentes e devem ser apreciados ainda neste ano. Caberá ao ministro Flávio Dino coordenar os trabalhos para que os processos avancem no tribunal.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJair bolsonaroTrama golpistaVotaçãoPresidênciaJulgamentoFlávio dinoEx-presidenteMinistrosPrimeira Turma do STF