Política

Ciro Nogueira confirma encontro entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes no fim de 2022

O depoimento de Ciro Nogueira ocorreu no contexto das audiências no STF com testemunhas da Procuradoria-Geral da República (PGR)  |  Senador Ciro Nogueira (PP-PI) - Divulgação/Ciro Nogueira

Publicado em 16/07/2025, às 14h57   Senador Ciro Nogueira (PP-PI) - Divulgação/Ciro Nogueira   BNews Natal

Durante depoimento nesta quarta-feira (16), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no final de 2022.

A informação foi revelada durante o depoimento do senador como testemunha de defesa do coronel Marcelo Costa Câmara, ex-assessor de Bolsonaro e um dos réus da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. 

O que disse Nogueira

Ao ser questionado pela defesa de Marcelo Costa Câmara, o senador afirmou que o encontro de fato aconteceu, entre novembro e dezembro do ano de 2022, e que foi ele próprio quem organizou a reunião:

“Houve esse encontro, foi até relatado na delação do Cid, mas eu não me lembro da participação do Câmara. Eu promovi o encontro entre Moraes e o presidente na minha residência”, disse Nogueira.

Apesar da confirmação do encontro, o parlamentar não revelou o teor da conversa entre Bolsonaro e o ministro do STF.

Depoimentos no STF

O depoimento de Ciro Nogueira ocorreu no contexto das audiências no STF com testemunhas da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das defesas dos réus investigados por tentativa de golpe de Estado.

Os depoimentos envolvem os chamados núcleos 2, 3 e 4 da investigação, que inclui ex-assessores militares e civis de Bolsonaro.

As oitivas começaram na última segunda-feira (14) e seguem até o dia 23 de julho. Elas ocorrem nas salas de audiência do anexo do Supremo, com transmissão por videoconferência e sem presença da imprensa durante os depoimentos.

As imagens são gravadas exclusivamente pelo STF e anexadas aos autos do processo.

Contexto da reunião

A existência de uma reunião entre Bolsonaro e Moraes já havia sido mencionada por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente, em seu acordo de delação premiada. No entanto, a confirmação pública por Ciro Nogueira, aliado político e ex-ministro da Casa Civil, adiciona um novo elemento ao caso.

leia também

STF vê provas robustas contra Bolsonaro após alegações finais da PGR por tentativa de golpe

Mauro Cid confirma que Bolsonaro leu e pediu alterações em minuta de golpe

Servidor afirma ter recebido ordem para tentar ligar Lula a facções criminosas durante governo Bolsonaro

“Não é justo o que estão fazendo comigo”, diz Bolsonaro após pedido de condenação pela PGR

O encontro, realizado de forma privada e fora da agenda oficial, ocorreu em um período de forte tensão institucional, logo após a derrota de Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsJair bolsonaroAlexandre de moraesGolpe de EstadoCiro nogueiraDepoimentoPolítica brasileira